Como cuidar do deck de madeira de sua casa?
Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de personalizá-la ainda mais. Nesse sentido, os decks de madeira promovem um visual único na área externa, além de oferecer conforto durante os momentos de lazer. Geralmente, eles são feitos com réguas de madeiras nobres, que são tratadas previamente, a fim de evitar a proliferação de cupins e apodrecimento devido à umidade. No entanto, mais do que isso, é importante ter alguns cuidados ao longo do tempo, para manter sua resistência e beleza. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
1. Escolha uma madeira de qualidade
O principal ponto para garantir a durabilidade do deck e uma manutenção mais simples é escolher uma madeira que seja de qualidade, além de sua instalação ser feita longe do solo. As mais recomendadas, devido à alta densidade e vida útil são cumaru, jatobá, ipê e itaúba. É muito importante que o deck seja instalado a uma pequena distância do chão, a fim de evitar o contato direto com a umidade.
2. Faça o devido tratamento
Depois de lixar a madeira, é importante aplicar uma camada de resina, pois isso irá garantir sua proteção conta chuva, sol e frio, prevenindo até mesmo rachaduras na madeira. Além disso, uma camada de produto para evitar a descoloração causada pelos raios UV também é importante.
3. Não utilize nenhum produto químico
Nenhum produto para madeira químico deve ser aplicado no deck de madeira, pois ele pode danificar o revestimento, sendo que isso também vale para produtos de limpeza utilizados. Nesse sentido, poeiras acumuladas no revestimento devem ser tiradas somente com o uso de vassouras de cerdas macias. Já para remover pegadas e pequenas manchas, a água já é suficiente. Entretanto, caso seja uma mancha mais resistente, existem produtos disponíveis no mercado para ajudar na remoção.
4. Elimine as crostas
Quando o deck fica muito tempo sem a devida manutenção, pode acumular crostas de limo, algas e mofo em sua superfície. Sendo assim, para remover esse tipo de sujeira, o ideal é utilizar lavadoras de alta pressão e, depois, aplicar produtos específicos, a fim de restaurar a beleza da madeira. No entanto, é importante ficar atento à pressão do jato para evitar danos no deck.
5. Proteja a madeira
Depois de realizar a higienização do deck de madeira e aguardar secar por completo, é importante aplicar um protetor de madeira para garantir a proteção contra agressões externas e manter o brilho por mais tempo. Outra alternativa é apostar em verniz ou pintura, mas é importante analisar a qualidade do produto e da mão de obra, para evitar danos e problemas.
6. Analise o deck com frequência
É importante inspecionar o deck com uma certa frequência, analisado se existem réguas com rachaduras, partes desgastadas do verniz, ou ainda, pregos e parafuso que enferrujam a madeira. Dessa forma, você reduz os riscos de acidentes e ainda evita danos maiores ao longo do tempo.
8. Cuide com a periodicidade adequada
A manutenção do deck de madeira deve ser feita a cada seis meses, no máximo um ano, sendo importante contratar uma empresa especializada no assunto para que o tratamento da madeira seja feito da maneira mais adequada. Então, após contratar os profissionais, uma avaliação do estado de conservação da madeira é realizada para passar um orçamento justo sobre o trabalho que deverá ser feito, que geralmente engloba o lixamento e aplicação de verniz.
9. Limpeza de rotina
É muito importante manter o deck limpo no dia a dia, sendo que essa não é uma tarefa difícil. É recomendado utilizar uma vassoura de cerdas macias, mas firmes o bastante para remover o excesso de detritos. De vez em quando, é possível lavar com água ou com produtos específicos disponíveis no mercado para a higienização do deck. No entanto, se for algo muito complexo, o ideal é contratar uma empresa especializada. Além disso, evite escovas e vassouras convencionais, pois podem riscar a madeira ou remover o verniz.
10. Cuidado com as plantas no entorno
Por fim, sabemos que o deck de madeira geralmente está localizado em áreas externas, com plantas e paisagismo no entorno. No entanto, é importante ficar atento, pois plantas muito próximas da superfície do deck podem causar o apodrecimento, surgimento de musgo ou mofo. Sendo assim, além do cuidado com o deck em si, também é importante manter as plantas devidamente podadas, removendo ainda galhos de árvores e folhas molhadas.
Então, agora que você sabe como cuidar de seu deck de madeira, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante que a madeira seja de qualidade, obviamente, mas mais do que isso, o ideal é realizar manutenções periódicas e ficar atento ao local. Dessa forma, você garante a proteção da madeira e a durabilidade do deck a longo prazo.