Posso usar madeira no banheiro?
A decoração de banheiro, já deixou de ser, há muito tempo, algo básico e simples. Afinal, o espaço também pode ser voltado para o autocuidado e relaxamento, melhorando a qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Inclusive, muitos decidem realizar a instalação de banheira de hidromassagem, justamente para alavancar os benefícios para o dia a dia. Sendo assim, é importante que todo o ambiente esteja em harmonia, com uma decoração adequada e leve.
Portanto, da mesma maneira que realizar a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, você também deve analisar os revestimentos utilizados no ambiente. Ainda que existam diversos materiais disponíveis no mercado, ainda hoje a madeira é a preferência para decorar casas e apartamentos.
Afinal, independente de onde for usada, ela promove sensação de aconchego e conforto nos espaços, combinando com os mais diferentes tipos de decoração. Mas, você sabia que é possível incluir o material no banheiro? Continue acompanhando o post de hoje e entenda mais sobre o assunto.
Posso usar madeira no banheiro?
A resposta é: sim! Isso porque, ainda que seja um material natural, com os devidos cuidados e atenção adequada, é completamente possível utilizar a madeira no banheiro. Por mais que o ambiente esteja mais exposto à umidade e água, a madeira pode fazer parte da decoração com elegância, trazendo elementos modernos e sofisticados.
Inclusive, hoje em dia já é possível encontrar móveis de madeira que sejam resistentes à água, mas, é claro que mesmo assim, é importante optar por materiais com acabamento envernizado, assim como ter alguns cuidados para manter a conservação em dia.
Entenda sobre os tipos de madeira
Então, agora que você entendeu que pode utilizar madeira no banheiro, é importante conhecer os diferentes tipos de madeira. Afinal, pelo fato de o ambiente ser mais úmido, algumas são mais resistentes e suportam esse tipo de local.
As principais são: Cumaru, Ipê, Jatobá, Itaúba; Sucupira; Peroba-rosa. É importante lembrar que, mesmo podendo ser utilizadas em móveis planejados, elas precisam receber o devido tratamento (verniz) para evitar possíveis danos à peça. Dessa forma, você garante maior durabilidade e evita que ela sofra com o desgaste da umidade.
Opte pela madeira na bancada
Para quem não quer que todos os móveis do banheiro sejam de madeira, mas deseja ter um pouco do material no ambiente, uma boa dica é apostar na bancada amadeirada. Além de conferir um estilo mais rústico para o espaço, você mantém a elegância e sofisticação.
Já para quem gosta de uma decoração mais moderna, é possível incluir uma bancada feita com madeira de demolição. Inclusive, você mesmo pode encomendar o material e com a ajuda de tutoriais na internet fazer sua própria bancada.
Piso
É fato que os tradicionais pisos de taco não são os melhores para banheiros justamente devido à umidade. Inclusive, em casas mais antigas que têm esse tipo de piso, no banheiro o revestimento é de azulejo, não de madeira.
Contudo, com a tecnologia, novas opções surgiram e os pisos laminados ou vinílicos, que imitam madeira podem ser utilizados no banheiro. Isso porque, eles são mais resistentes e duráveis, sendo fáceis de instalar e com diversos estilos disponíveis, encaixando-se nos mais diferentes projetos.
Cores
Vale lembrar também que é possível investir em revestimentos e detalhes coloridos no banheiro com madeira. Afinal, por ser um material neutro, ele combina com as mais diferentes cores, principalmente as que são contrárias ao marrom.
Detalhes
Outra dica interessante para quem quer incluir a madeira no banheiro é atentar-se aos detalhes. Inclusive, uma prateleira ou moldura no espelho já são capazes de tornar o espaço sofisticado e diferenciado.
Os nichos e prateleiras são ótimas alternativas, visto que ao mesmo tempo que contribuem com a estética do ambiente, também facilitam a organização. Com isso, você tem um espaço funcional, o que é muito importante para ambientes pequenos.
Além disso, outra vantagem é que não é necessário decorar todo o banheiro, como acontece ao instalar pisos ou móveis planejados. Vale lembrar ainda que, ao manter a madeira apenas nos detalhes, é muito mais fácil que ela fique intacta, visto que há menor risco de exposição à água. Assim, você garante a estética da madeira, mas mantém a segurança da peça.
Madeira e pedra
Por fim, dois elementos que combinam muito bem são madeira e pedra, não sendo necessário escolher apenas um. Nossa dica, portanto, é escolher tonalidades parecidas, como mármore branco e madeira com acabamento branco, por exemplo.
Então, agora que você sabe que pode utilizar madeira no banheiro, já pode colocar nossas dicas em prática. Tenha em mente que ter um bom profissional ao seu lado, como arquiteto ou designer de interiores pode ajudar e muito ao longo do processo.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Torquato Tec. Sua empresa de manutenção e instalação de hidromassagem.