Importância de um bom atendimento na marcenaria
Foi-se o tempo em que bastava oferecer um serviço ou produto de qualidade para conquistar e reter os clientes. Traduzindo para o mundo da marcenaria, de nada adianta ter os melhores gabaritos para móveis, como os Zinni Gabaritos, se não pode oferecer um bom atendimento ao consumidor. Nesse sentido, melhorar o atendimento é a chave do sucesso para empreendedores que querem manter a marcenaria em pleno funcionamento, seja em momentos de crise ou não. Contudo, sabemos que isso não é tão simples quanto parece e por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre a importância de um bom atendimento na marcenaria.
Importância do atendimento de qualidade na marcenaria
É fato que o cliente está sempre em primeiro lugar, além de ficar cada vez mais exigente a cada dia que passa. Nesse sentido, é importante oferecer diferenciais que impactem sua experiência, pois como falamos, hoje em dia, somente um produto ou serviço de qualidade já não suporta todo o restante. Por exemplo, de nada adianta você oferecer o melhor MDF e gabaritos para móveis da mais alta qualidade, se não tira as dúvidas de seus clientes, não é educado, não presta nenhum suporte, etc.
Com um bom atendimento, você melhora sua vantagem competitiva no mercado, pois em muitos casos, o consumidor prioriza o atendimento em relação ao preço de determinado produto ou serviço. Além disso, você também supera as expectativas, gerando uma surpresa positiva que fará com que o cliente fique realmente encantado. Dessa forma, você ganha sua confiança e fidelidade, fazendo com que ele faça mais negócios com sua marcenaria.
Como melhorar o atendimento de sua marcenaria?
Depois de entender um pouco mais sobre a importância do atendimento na marcenaria, é provável que você queira oferecer o melhor para seus possíveis clientes e os que já estão com você, certo? Mas, para isso, você deve analisar alguns pontos e colocar nossas dicas em prática. Confira abaixo o que preparamos:
Ofereça um atendimento personalizado
O cliente precisa se sentir único em sua empresa, visto que no fim, nenhum consumidor é igual ao outro. Por mais que você tenha um público-alvo, cada pessoa tem necessidades e preferências individuais e precisa ser tratada dessa forma. Portanto, procure conversar com o cliente, saber quais são suas dores, o que ele realmente precisa, além de criar um vínculo, mostrando que realmente se preocupa. Ou seja, vá além das informações tradicionais, como dados pessoais e tenha informações valiosas.
Saiba vender seus produtos
Para oferecer um bom atendimento, também é importante que você saiba vender os produtos de sua empresa e os serviços disponíveis em sua marcenaria. Isso quer dizer que você deve oferecer e destacar durante a negociação os elementos que estão mais alinhados com o que o cliente procura. Ou seja, se ele tem um orçamento mais apertado, não faz sentido você oferecer os produtos e serviços mais caros da marcenaria.
Mantenha um relacionamento com o cliente
Tenha em mente que quem não é visto, não é lembrado. Sendo assim, existem diversas formas de manter contato com os clientes, seja por e-mail com promoções ou descontos exclusivos em datas especiais, como aniversários, benefícios para quem indicar sua empresa, além de estar presente nas redes sociais, é claro. Lembre-se de que, quanto mais personalizada a comunicação, maiores são as chances de converter o contato em outros negócios.
Ofereça treinamentos para a equipe
Por mais que você saiba o que precisa oferecer para os clientes em um bom atendimento, seus funcionários podem não ter esse conhecimento. Sendo assim, é sua responsabilidade oferecer tudo o que eles precisam para entenderem da melhor maneira como oferecer o melhor atendimento do mercado. Portanto, invista em treinamentos e garanta resultados excelentes.
Seja exemplo
De nada adianta você promover treinamentos e palestras sobre um bom atendimento, se não fizer isso por conta própria. Tenha em mente que você deve ser exemplo para os funcionários da empresa e se você não oferecer um atendimento de qualidade ou se exaltar com clientes, isso também será permitido para eles em sua visão.
Invista no pós-venda
Por fim, lembre-se que mais importante do que fechar a primeira venda, manter os clientes fiéis à sua marca é ainda melhor. Afinal, eles irão indicar seu negócio para outros consumidores, além de fecharem novos negócios sem que você precise investir dinheiro nisso. Mas, para isso, é primordial investir na estruturação de um pós-venda eficiente em sua marcenaria. Dessa forma, você cria um relacionamento próximo, identificando novas oportunidades de venda e sendo lembrado pela qualidade de seu serviço, produto e, claro, atendimento.
Então, agora que você entendeu de uma vez por todas a importância de um bom atendimento na marcenaria e como oferecer isso aos clientes, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de que esse detalhe não exige grande esforço de funcionários e gestores, mas com certeza irá causar um impacto muito positivo no negócio.