Consumo consciente e seu impacto na marcenaria
O consumo consciente é uma tendência global, que vem ganhando cada vez mais destaque devido ao maior conhecimento das consequências negativas relacionadas às compras desenfreadas, nos mais diferentes setores. No mundo dos móveis e marcenaria isso não é diferente, mas com a disseminação da informação, muitos já entenderam a importância desse movimento, que impacta positivamente o segmento. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja como o consumo consciente impacta o mundo da marcenaria.
O que é consumo consciente?
É provável que você já tenha ouvido falar sobre o consumo consciente, mas não saiba, de fato, o que ele é. Também conhecido como consumo sustentável, o conceito nada mais é do que comprar pensando no impacto que isso irá provocar no meio ambiente, sociedade e até mesmo nas finanças. Para muitas pessoas, isso já está inserido no dia a dia, sendo que um exemplo clássico é quando você deixa de comprar mais frutas, pois prefere consumir as que já têm em casa. Ou ainda, quando abre mão de comprar por impulso uma roupa que não precisava. Portanto, isso é consumir de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e dinheiro, nesses casos.
O número de pessoas interessadas em mudar a forma de consumir aumenta cada vez mais, principalmente com o acesso à informação facilitado nos dias atuais. Afinal, como falamos, os impactos das compras desenfreadas e sem objetivos são negativos não somente para o bolso de quem faz isso, mas também para o meio ambiente e sociedade. Inclusive, se nada for feito, em algumas décadas, os insumos básicos para nossa sobrevivência serão esgotados.
Portanto, um consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, considera os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, buscando escolher com atenção as empresas que irá negociar, avaliando também seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
Como o consumo consciente impacta a marcenaria?
O consumidor está cada vez mais exigente, com fácil acesso a informação, adaptando-se rapidamente a mudanças. Nesse sentido, cada vez mais ele se preocupa com questões sociais e de sustentabilidade e você, como empresa, deve oferecer não apenas um bom produto, mas também mostrar os valores de sua marca, para que o cliente se identifique com ela. Ou seja, são esses valores que vão ajudar o cliente a criar conexão com você e ter uma experiência de compra memorável.
Além disso, o consumo consciente não diz respeito a parar de comprar, mas sim comprar de forma mais inteligente. Portanto, os consumidores entendem que é melhor investir em peças de qualidade, como os móveis planejados, e garantir a durabilidade, do que adquirir itens extremamente baratos, mas pouco resistentes e que precisarão ser substituídos em um curto período de tempo. Ou seja, começaram a valorizar muito mais a marcenaria, visto que oferece peças de qualidade e duráveis.
Vale lembrar ainda que, mais do que fazer uma compra mais interessante em questão de durabilidade, os clientes estão atentos às matérias-primas utilizadas e resíduos gerados, assim como às condições de trabalho promovidas aos funcionários. Portanto, se quer se tornar uma empresa séria, durável e que cause impactos positivos na sociedade, é importante adequar-se ao mercado e estar atento às tendências.
Como fazer parte do consumo consciente?
Os benefícios em praticar o consumo consciente são diversos, pois mesmo mudanças de hábito pequenas, trazem ganhos para o meio ambiente, sociedade e até mesmo qualidade de vida. Nesse sentido, para quem quer fazer parte do movimento, é necessário colocar em prática algumas ações, como:
- Planejar as compras antes de sair de casa, comprando somente o que realmente precisa, seja quando for ao shopping, supermercado, farmácia, etc;
- Entender que nem tudo o que desejamos, será algo útil em nosso dia a dia. Sendo assim, é importante saber diferenciar necessidade de desejo, se questionando sobre realmente precisar do produto ou serviço;
- Reutilizar produtos e embalagens sempre que possível. Por exemplo, a garrafa de água pode se transformar em um caso de plantas, assim como um móvel antigo pode ser restaurado pela marcenaria;
- Identificar hábitos que impedem a adoção de um estilo de vida mais sustentável, como deixar a luz acesa ao sair do quarto, banhos demorados, sair com o carro para lugares muito perto de casa, comprar mais comida do que realmente precisa, etc;
- Ser fiel aos valores e saber que os benefícios promovidos são muito maiores do que a constante vontade de comprar.
Então, agora que você entende mais sobre o consumo consciente e como ele impacta o universo da marcenaria, já sabe que o segmento está sendo cada vez mais valorizado. No entanto, é importante criar estratégias para adequar-se ao novo comportamento do consumidor. Isso porque, não são todas as marcenarias que podem aproveitar o momento, somente aquelas que também têm os valores no cerne de seu negócio e nas quais as atitudes condizem com eles.