As melhores dicas para melhorar sua marcenaria
A rotina de uma marcenaria não é algo fácil, sendo necessário atender a diferentes demandas, prestar um atendimento de qualidade, realizar orçamentos, além de superar as expectativas dos clientes. Nesse sentido, é importante ter um bom planejamento, além de contar com a caixa de ferramentas certas para garantir a produtividade e melhorias para o dia a dia do negócio. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 9 dicas de como melhorar sua marcenaria.
1. Organize a produção
A marcenaria trabalha com diversos equipamentos e materiais, como máquinas e ferramentas manuais. Sendo assim, é importante organizar sua produção para garantir eficiência e produtividade. O ideal é analisar quais itens são utilizados todos os dias, quais utiliza apenas em alguns projetos e quais você utiliza muito raramente. Com essa divisão em mente, você deve separar o maquinário de forma que o espaço fique otimizado e você não perca tempo com deslocamento. Dessa forma, você garante um bom posicionamento das máquinas e ferramentas, assim como um espaço confortável para circulação.
2. Faça um checklist
Com a rotina tão agitada, é praticamente impossível lembrar de todas as tarefas que precisam ser cumpridas no dia. Isso é normal, mas não significa que não possa ser corrigido e melhorado. Nesse sentido, faça checklists para cada etapa, pois assim você evita pular algum processo e tem ajuda para organizar sua rotina com mais cuidado. Além disso, sua mente fica mais vazia e leve, visto que você consegue manter o controle de tudo.
3. Utilize a tecnologia a seu favor
É fato que o desperdício de material acontece dentro de uma marcenaria, seja por descuido, por falta de planejamento ou por uma mudança de planos. Contudo, é possível reduzir a margem de erros de forma considerável por meio da tecnologia. Afinal, com boas máquinas, ferramentas e um software de plano de corte, a margem de erros e o desperdício fica menor. Como consequência há maior aproveitamento de material, ganho de tempo e economia.
4. Reaproveite materiais
É muito comum que tiras e sobras de madeira fiquem jogadas no canto da marcenaria ou até mesmo descartadas após o desenvolvimento de uma peça. No entanto, com um bom planejamento é possível reaproveitá-las, criando pequenos objetos que podem contribuir com a renda do negócio. Além disso, você também pode fazer parcerias com ONGs, artesãos e designers que utilizam esse tipo de material.
5. Descarte o que não utilize
Evite acumular ferramentas ou materiais que já não servem dentro da marcenaria, descartando tudo o que não utiliza. Isso porque, o acúmulo só deixa o ambiente mais poluído visualmente e desorganizado, impactando o fluxo da produção e o bem-estar dos colaboradores no ambiente. Mas, lembre-se de fazer o descarte em locais adequados, como ecopontos.
6. Invista na facilidade
Os equipamentos precisam trazer agilidade para seu dia a dia e merecem um bom investimento. Ainda que seja necessário desembolsar um valor a mais, o gasto será compensado na agilidade da entrega do produto, agregando ainda mais valor para seu serviço. Alguns exemplos de equipamentos são os carrinhos que transportam chapas, sendo ótimas opções para investir.
7. Faça a gestão de tempo
Como falamos, a rotina de uma marcenaria é bastante agitada. Por isso, quanto maior controle e planejamento você tiver sobre as tarefas, melhor será a administração e resultados de seu negócio. Existem diversos aplicativos fáceis de usar e totalmente gratuitos que irão ajudar na gestão do tempo. Dessa forma, você conseguirá identificar empecilhos e dificuldades que estejam influenciando no fluxo geral de operações.
8. Elabore os projetos da maneira certa
É fundamental realizar um briefing completo do cliente, incluindo onde o móvel será colocado, se vai ficar exposto à umidade ou luz solar, qual será a finalidade, o motivo que ele quer o móvel, etc. Todas essas informações podem influenciar em sua produção e caso você deixe de fazer esse esboço inicial, pode ter vários problemas com a falta de comunicação e exigências dos clientes. Lembre-se de deixar claro no contrato que, depois de aprovada a versão final, não é possível realizar nenhuma alteração.
9. Mantenha a limpeza
Por fim, mas não menos importante, sabemos que nenhum marceneiro consegue fugir da serragem, que são os resíduos, pó ou lascas de madeira que se soltam quando uma placa é cortada ou lixada. No entanto, é importante manter o ambiente o mais limpo possível, utilizando um sistema de extração por exemplo, para garantir bem-estar a todos.
Então, agora que você sabe como melhorar sua marcenaria, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de que tudo precisa andar em conjunto para promover resultados eficientes ao seu negócio. Ou seja, procure organizar sua empresa como um todo, pois assim você evita dores de cabeça desnecessárias e garante um crescimento sustentável a longo prazo.