8 dicas para desenvolver sua marca na marcenaria
O setor moveleiro vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje, especialmente com a pandemia do COVID-19. Isso porque, as pessoas começaram a valorizar mais suas casas e os móveis contribuem não apenas com a estética, mas também com a organização e facilidades do dia a dia. Um exemplo é quando as corrediças para gavetas não estão funcionando da maneira adequada, causando um estresse desnecessário, da mesma forma com as dobradiças para portas.
Mas, justamente por esse crescimento, é importante ficar atento à sua marca na marcenaria, visto que a concorrência também aumenta. Você deve ter em mente que criar um posicionamento de mercado e estabelecer laços com o cliente, gera um grande valor ao negócio. Portanto, se está em dúvida de como fazer isso, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja dicar para desenvolver sua marca na marcenaria.
1. Identifique os valores e atitudes que são importantes para você
O primeiro passo é saber como você gostaria que sua empresa fosse vista pelos seus clientes. Lembre-se que a construção de uma marca é um trabalho que leva tempo, mas antes de tudo, exige coerência. Nesse sentido, é importante fazer um trabalho de autoconhecimento para identificar seus valores e saber o que é importante para você como empresa. Portanto, se quer que sua marca seja valorizada pelo atendimento excepcional, é importante focar nisso e jamais demorar para responder ou responder mal o e-mail de um potencial cliente, por exemplo.
2. Saiba quem é seu público-alvo
Outro ponto fundamental é você saber quem é seu público-alvo, ou seja, para quem quer vender. Com isso, conseguirá criar estratégias e ações que estão alinhadas com o que seu potencial cliente precisa e deseja. Dessa forma, as chances de ter sucesso em seu planejamento são muito maiores.
Por exemplo, uma marcenaria com foco no público classe A não deve criar somente produtos exclusivos e com materiais nobres. Ela também deve investir em elementos como comunicação mais exclusiva, um ambiente bonito para receber os clientes, entre outras ações para o público que está acostumado com um atendimento de alto padrão.
3. Escolha os canais certos
Foi-se o tempo em que um ponto comercial e uma linha telefônica já eram suficientes para conquistar os clientes. Hoje em dia, é preciso ir além e estar onde seu público deseja te encontrar. Portanto, é essencial criar uma estratégia de comunicação sólida, definindo por quais canais a empresa irá falar com o consumidor. Alguns exemplos são e-mail marketing, mala direta impressa, redes sociais, etc e a escolha irá depender do público que deseja atingir.
4. Utilize redes sociais
Além de facilitar que potenciais clientes te encontrem, ter uma conta em redes sociais vai fortalecer sua marca, melhorando sua impressão no mercado e criando uma conexão com seu público. Sendo assim, não limite sua presença apenas à divulgação de produtos, criando também conteúdo de valor para a audiência, com informações relevantes e que agreguem de alguma forma.
5. Crie uma comunicação personalizada
É importante ter em mente que nenhum cliente é igual ao outro e, por isso, a forma como você conversa com eles também não pode ser. Uma boa alternativa para fortalecer sua marca na marcenaria é apostar em uma comunicação personalizada, mostrando que o cliente é único em sua empresa. Mas, para isso, você deve ter o máximo de informações sobre eles, podendo se comunicar da forma mais conveniente.
6. Saiba qual é seu diferencial
É importante fazer uma avaliação da empresa no mercado, entendendo quais são suas habilidades na área, o que recebe mais elogio, quais resultados gerou com as habilidades, além de pedir a opinião de clientes. Com isso, é mais fácil entender sua capacidade de solucionar os problemas do cliente.
7. Fique atento ao mercado
Mais do que conhecer a si, também é importante estar atento ao mercado e como ele muda ao longo do tempo. Além de ficar de olho nos concorrentes, observe as mudanças de comportamento do consumidor, o que está em alta, as novas tendências, etc. Com isso, você estará sempre atualizado e na frente.
8. Faça uma autoavaliação
Por fim, mas não menos importante, você também deve fazer uma autoanálise, tanto no começo quanto ao longo do tempo para entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Também é fundamental conhecer seus pontos fortes e quais são suas fragilidades, pois assim irá entender onde pode se destacar no mercado.
Então, agora que você sabe como desenvolver sua marca na marcenaria, já pode colocar em prática nossas dicas. É importante deixar claro que esse não é um trabalho fácil, devendo ser visto como um projeto de longo prazo e que irá gerar resultados longevos ao seu negócio. Portanto, você deve ficar sempre atento a esses pontos, buscando revisá-los de tempos em tempos, a fim de garantir um crescimento contínuo e sustentável ao longo dos anos.